Não perca as oportunidades

Há um provérbio chinês muito apropriado que diz:
Existem três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
Então pense antes de agir, pense antes de falar, mas não demore a pensar o que deve fazer quando uma oportunidade aparecer em sua vida!!!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Geografia Montes de Israel

Montes da Terra Santa
A terra de Canaã é montanhosa por excelência. Israel de norte a sul media 225 Km e do Mediterrâneo até a entrada do deserto, 130 Km. Nessa pequenina faixa existem os contrastes mais chocantes da terra e por isso encantadores.
Davi em um dos seus salmos declara “os que confiam no Senhor, são como os montes de Sião que não se abalam mas permanece para sempre. Como em volta de Jerusalém estão os montes, assim é o Senhor em volta do seu povo”. (Sl. 125.1,2).
A palavra monte vem do vocábulo latino monte e do grego oros e significa elevação notável de terreno acima do solo que cerca; serra. Orografia é a ciência que se dedica a descrever cientificamente os montes.
Os montes de Israel foram testemunhas de grandes feitos divinos.

OS MONTES DE JUDÁ
Localizando-se ao sul de Efraim os mais notórios montes de Judá são: Sião, Moriá, Oliveiras e o da Tentação.
Monte Sião: leste de Jerusalém eleva-se a 800 metros em relação ao Mediterrâneo. É a mais alta montanha da Cidade Santa. O Monte Sião por causa da sua localização se transformou em uma fortaleza natural.
Os hebreus consideraram o monte santo porque Davi ordenou que a Arca da aliança fosse levada até o Monte Sião. Em sião encontra-se a sepultura do rei Davi.
Na tipologia do Novo Testamento, a morada dos santos é considerada a Sião celestial para onde todos os redimidos pelo sangue do Cordeiro seremos levados.
Monte Moriá: sinônimo de abnegação, renuncia e sacrifício. Localizada a leste de Sião tem uma altitude média de 800 metros ao nível do Mediterrâneo. No tempo de Abraão Moriá não designava propriamente um monte, mas uma região. E foi nessa região que Abraão foi submetido a maior prova de sua vida. A pedido do Todo Poderoso Abraão se dispôs a entregar seu filho em sacrifício. Podemos estudar essa grande experiência no Cap. 22 do livro de Gênesis.
Mil anos após a era patriarcal, Salomão construiu neste monte o Santo Templo, a casa do Senhor. Atualmente sobre Moriá encontra-se a mesquita de Omar, um dos mais venerados santuários dos mulçumanos.
Moriá vem da palavra Mora que em hebraico significa Temor.
Monte das Oliveiras: localiza-se no setor oriental de Jerusalém. É denominado “Mons Viri Galilaei”, compõe uma cordilheira sem muita expressão, com aproximadamente 3 km de comprimento. Na parte ocidental fica o jardim do Getsêmani. Foi no jardim do getsêmani que Jesus enfrentou um dos mais dolorosos momentos de seu ministério.
Monte da Tentação: Distante 20 quilômetros a leste de Jerusalém, o monte fica a quase 1000 metros acima do nível do mar, sua altura não ultrapassa a 300 metros.
Na verdade as Sagradas Escrituras não declinam a localização do monte onde o Senhor foi tentado. Entretanto, o monte conhecido como o da tentação é o único que corresponde ao cenário da vitória de Cristo sobre o maligno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário