Não perca as oportunidades

Há um provérbio chinês muito apropriado que diz:
Existem três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
Então pense antes de agir, pense antes de falar, mas não demore a pensar o que deve fazer quando uma oportunidade aparecer em sua vida!!!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Soteriologia - Doutrina da Salvação - resumo

Concepções de Salvação

Detalhes que diferem as concepções de salvação.
1. A dimensão do tempo
2. A Natureza e o lugar da necessidade
3. O meio de salvação
4. A direção do movimento na salvação
5. a extensão da salvação

Concepções correntes de salvação
1. Teologias de libertação
2. Teologia existencialista
3. Teologia secular
4. Teologia católica romana contemporânea
5. Teologia evangélica

Salvação é a aplicação da obra de cristo na vida do individuo. Por conseguinte, a doutrina da salvação é de interesse e importância especiais, que diz respeito á mais crucial de nossas necessidades. Embora o termo salvação talvez pareça ter um significado um tanto óbvio para as pessoas familiarizadas com ele, mesmo em círculos cristãos, concepções bem mais distintas do que se entende por salvação.
A dimensão de tempo: há varias opiniões a cerca da relação entre salvação e o tempo. Uma ocorrência única da vida cristã, um processo contínuo ao longo da vida cristã ou um evento futuro.

A natureza e o lugar da necessidade: a segunda questão diz respeito á natureza e ao lugar da necessidade com que é preciso lidar. Na concepção tradicional, entende-se que nossa deficiência básica é a natureza vertical. O problema básico do homem é a separação de Deus.
O meio de salvação: Algumas concepções entendem a transmissão da salvação como um processo praticamente físico. Isso ocorre em alguns sistemas sacramentais que crêem que a salvação ou a graça é obtida por meio de um objeto físico. As teologias evangélicas dizem que a salvação é medida pela fé. A fé toma posse da obra realizada por Cristo.
A direção do movimento na salvação: Será que Deus atua salvando indivíduos, efetuando uma transformação pessoal que se volta para a sociedade e modifica o mundo do qual os remidos fazem parte? Ou será que Deus atua alterando as estruturas de nossa sociedade e , depois, usa essas estruturas alteradas para mudar as pessoas que as compõem.
A extensão da salvação: a posição particularista vê a salvação como algo que se baseia em respostas individuais à graça de Deus. Ela sustenta que nem todos responderão afirmativamente a Deus; Por conseguinte alguns se perderão e outros serão salvos.

Concepções correntes de salvação:
1. Teologia da libertação; um dos movimentos vitais que hoje propõem uma visão sem igual da salvação é o conjunto de teologias que podem ser referidas coletivamente como teologias de libertação.
O problema básico da sociedade é a exploração e opressão das classes fracas pelas poderosas. A salvação consiste em livramento ou libertação de tal opressão.
2. Teologia existencialista: Uma variedade de teologias do século XX é existencialista, no sentido de ser baseada na filosofia existencialista ou construída sobre ela.
3. Teologia secular: os progressos científicos t~em conseguido suprir as necessidades humanas; a religião deixou de ser necessária ou eficaz. A teologia secular rejeita a idéia tradicional de que a salvação consiste em ser retirado do mundo e receber uma graça sobrenatural de Deus.
4. Teologia Católica Romana Contemporânea: a posição católica oficial a muito tempo é de que a igreja é o único canal da graça de Deus.Essa graça é transmitida por meio dos sacramentos da igreja católica.
5. Teologia Evangélica: os evangélicos entendem que as escrituras indicam que há dois aspectos principais no problema do pecado. Primeiro, o pecado é um relacionamento quebrado com Deus, segundo, a própria natureza da pessoa é maculada em razão do afastamento da lei.

Antecedente da Salvação: A predestinação

Predestinação refere-se a escolha divina de indivíduos para a vida eterna ou para a morte eterna. Os calvinistas defendem a idéia da eleição.
A eleição de acordo com o calvinismo é a escolha que Deus faz de certas pessoas para o seu favor especial. Segundo o calvinismo a eleição vem desde a eternidade e brota da misericórdia infinita de deus; e ele não tem motivos nem ocasião para mudar de idéia.

O arminianismo
Concepções do arminianismo: Deus deseja que todos sejam salvos. Todas as pessoas são capazes de crer ou de preencher as condições para serem salvas. O terceiro conceito básico é o lugar da presciência na eleição das pessoas para a salvação.

Uma proposta de solução
Antes de investigar o ensino bíblico de que Deus escolheu especialmente a alguns para que tenham a vida eterna, é importante considerar o retrato pungente que a Bíblia faz do homem. Perdido, cego e incapaz.

A conversão
Conversão é o primeiro passo para uma vida cristã. É o ato de deixar o pecado em arrependimento e voltar-se para Cristo em fé.

O Arrependimento, a Fé e a Regeneração.

Arrependimento é o abandono ou repúdio do pecado.
A fé é o ato de se apossar das promessas e da obra de Cristo. A fé está bem no centro do evangelho, pois é o veiculo pelo qual somos habilitados a receber a graça de Deus.
A Regeneração e a obra de Deus. É a transformação que Deus opera nos indivíduos que crêem seu ato de conceder uma nova vitalidade e direção espiritual à vida deles quando aceitam a Cristo.

A união com Cristo

Cristo está no crente. “Já não sou eu quem vive mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no filho de deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”. ( Gl. 2.20)
O crente compartilha com Cristo, sofrimento, crucificação, morte, sepultamento, revitalização, ressurreição, glorificação e herança.
A união com Cristo não torna o crente mais forte fisicamente ou mais inteligente. A união produz nova vitalidade espiritual dentro do homem.
Nossa união com Cristo é vital. Sua vida de fato flui dentro de nós, renovando nossa natureza interior e partilhando força espiritual.

Implicações da união com cristo

Em primeiro Lugar somos considerados justos. Em segundo lugar, vivemos agora no poder de Cristo. Por fim, também temos a perspectiva de reinar com Cristo.
A justificação
A justificação é o ato de Deus declarar que, aos seus olhos, os pecadores são justos.

Fé e obras
A genuinidade da fé que leva a justificação, evidencia-se nos resultados que dela brotam. Se não há obras, não houve fé verdadeira nem justificação.

As conseqüências persistentes do pecado.
Embora o perdão de Deus seja ilimitado e acessível, o pecado não é algo que se deva tratar com leviandade. Mesmo perdoado, pode ainda trazer conseqüências graves.

A adoção
É a transferência de um estado de alienação e hostilidade para um estado de aceitação e favor. “Mas a todos quanto os receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”,( Jo. 1.12)

A natureza da adoção
Características da nossa adoção: Em primeiro lugar, ela ocorre ao mesmo tempo em que a conversão, regeneração, justificação e união com Cristo. Somente os que são justificados e regenerados são adotados, e vice-versa.

Os benefícios da adoção
A pessoa recebe perdão, se reconcilia, recebe liberdade, e também recebe cuidados paternos de Deus. Por fim, recebe a boa vontade de Deus e se torna co-herdeiro com Cristo.

A continuação e a Contemplação da Salvação
Santificação: é a obra contínua de Deus na vida do crente. É um processo pelo qual a condição moral é moldada de acordo com sua situação legal diante de Deus. A Santificação uma obra sobrenatural, a atuação divina dentro do crente é progressiva, o alvo dessa atuação é a semelhança do próprio Cristo. A santificação é a obra do Espírito Santo.




A perseverança
O crente pode por vezes experimentar a ansiedade e a insegurança, porém a salvação é absolutamente segura. Deve-se determinar o ensino sobre a segurança do crente, por mais que isso demande tempo e esforço.

A concepção Calvinista
Diz que o crente não perde a salvação. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida Eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatara da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. Eu e o Pai somos um”(Jo. 10.27-30)

A concepção Arminiana.
Diz que o crente pode perder a salvação. “É possível, pois que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renova-los para o arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-se a ignomínia”.

A glorificação
O estágio final do processo de Salvação é denominado Glorificação.


A glorificação de Cristo.

È importante perceber que não apenas Cristo, mais todos os verdadeiros crentes também serão glorificados. Na glorificação também haverá o aperfeiçoamento moral e espiritual do individuo. Também haverá a glorificação do corpo, isso ocorrera junto com a ressurreição do que crê.

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