Não perca as oportunidades

Há um provérbio chinês muito apropriado que diz:
Existem três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
Então pense antes de agir, pense antes de falar, mas não demore a pensar o que deve fazer quando uma oportunidade aparecer em sua vida!!!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Síntese do Novo Testamento - Atos dos apostolos á Apocalipse

ATOS DOS APÓSTOLOS



Autor: Lucas um médico gentio.

Data: Entre 63 e 70 d.C.

Propósito: Fornecer um relato preciso do nascimento da igreja cristã.

Destinatário: Teófilo e todos os que amam a Deus.

Panorama: O livro de Atos é o elo entre a vida de Cristo e a da Igreja, entre os evangelhos e as epístolas.

Versículo-Chave: “Mas recebereis virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samária e ata aos confins da terra” (1.18).

Pessoas-Chave: Pedro, João, Tiago, Estevão, Filipe, Paulo, Barnabé, Cornélio, Tiago (irmão de Jesus), Timóteo, Lídia, Silas, Tito, Apolo, Àgabo, Ananias, Félix, Festo, Agripa, e Lucas.

Lugares-Chave: Jerusalém, Samária, Lida, Jope, Antioquia, Chipre, Antioquia da Pisidia, Icônio, Listra, Derbe, Filipos, Tessalônica, Bereia, Atenas, Corinto, Éfeso, Cesaréia, Malta e Roma.

Características Particulares: O Livro de Atos é uma continuação do Evangelho de Lucas. É possível que Atos termine abruptamente por Lucas ter planejado escrever um terceiro livro, em que daria continuidade à história. Ou como acreditam muitos estudiosos o livro de Atos aparentemente não tem um final, como as demais cartas, pois ele continua sendo escrito pelas igrejas e pelos cristão até os dias de hoje, ou melhor até a volta de Jesus, quando a igreja terá cumprido sua missão na terra.



Romanos



Autor: Apóstolo Paulo

Data: A carta provavelmente foi escrita em 57d.C., em Corinto, quando Paulo preparava sua visita a Jerusalém.

Propósito: Apresentar Paulo aos romanos e sintetizar a mensagem do apóstolo, antes de sua Chegada a Roma.

Destinatário: Os cristão em Roma e em todo o Mundo.

Panorama: Aparentemente Paulo havia terminado seu trabalho no Oriente e planejava visitar Roma, antes de seguir para Espanha, depois de ter levado uma oferta aos irmãos em Cristo que passavam necessidades em Jerusalém. A igreja cristã romana era formada principalmente por judeus, mas também tinha um grande número de gentios.

Versículo-Chave: “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso senhor Jesus Cristo” (5.1).

Pessoas-Chave: Paulo e Febe.

Lugares-Chave: Roma.

Características Particulares: A carta de Paulo aos Romanos foi apresentada como um tratado organizado e bem fundamentado de sua fé; não tem o formato típico de uma epístola, exceto pela forma como se despediu, saudando vários irmãos romanos.


I Coríntios



Autor: Paulo

Data: Aproximadamente 55d.C., próximo ao fim do ministério de três anos de Paulo em Éfeso, durante sua terceira viagem missionária.

Propósito: Identificar problemas, oferecer soluções e ensinar aos crentes como viver para Cristo em uma saciedade corrupta.

Destinatários: A igreja em Corinto e aos cristãos em todo o mundo.

Panorama: Corinto era uma grande cidade cosmopolita, possuía um porto e era o principal centro de comércio, a cidade mais importante da Acaia. Havia muita idolatria e imoralidade. A igreja era, em sua maioria, composta de gentios. Paulo estabeleceu esta igreja em sua segunda viagem missionária.

Versículo-Chave: “Rogo-vos,porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões;antes,sejais inteiramente unidos, em um mesmo sentido e um mesmo parecer” (1.10).

Pessoas-Chave: Paulo, Timóteo e membros da casa de Cloe.

Lugares-Chave: Corinto.

Características Particulares: Esta é uma carta direta e marcante.







II Coríntios



Autor: Paulo

Data: Aproximadamente 55 – 57 d.C. da Macedônia

Propósito: Afirmar o ministério de Paulo, defender sua autoridade como apóstolo e refutar os falsos mestres em Corinto.

Destinatário: A igreja de Corinto e aos Cristãos em todo o mundo.

Panorama: Paulo escreveu quatro cartas aos Coríntios (duas estão atualmente perdidas). Em I Coríntios (a segunda dessas cartas), ele usou palavras fortes para corrigir e ensinar. A maior parte da igreja respondeu do modo esperado, porém existiam aqueles que estavam negando a autoridade de e questionando seus propósitos.

Versículo-Chave: “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus” (5.20).

Pessoas-Chave: Paulo, Timóteo, Tito e falsos mestres.

Lugares-Chave: Corinto e Jerusalém

Características Particulares: Esta é uma carta autobiográfica e extremamente pessoal.










Gálatas



Autor: Paulo

Data: Aproximadamente 55 – 56 d.C.

Propósito: Refutar os judaizantes (que ensinavam que os crentes gentios deveriam obedecer à lei judaica a fim de se salvarem) e conclamar os cristãos à fé e à liberdade em Cristo.

Destinatário: As igrejas do Sul da Galàcia fundadas na primeira viagem missionária de Paulo, incluindo Icônio, Listra e derbe, e os cristãos de toda a parte.

Panorama: A controvérsia mais urgente na igreja primitiva era o relacionamento entre os crentes, particularmente os gentios, e as leis judaicas. Esse era especialmente um problema para os convertidos e para as jovens igrejas que Paulo havia fundado em sua primeira viagem missionária. Paulo escreveu para corrigi-lo. No Concilio de Jerusalém, esse conflito já havia sido oficialmente esclarecido pelos líderes da igreja.

Versículo-Chave: “estais, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão” (5.1).

Pessoas-Chave: Paulo, Pedro, Barnabé, Tito, Abraão e falsos mestres.

Lugares-Chave: Galàcia e Jerusalém.

Características Particulares: Esta carta não foi dirigida a nenhum grupo restrito de crentes; ela provavelmente circulou por diversas igrejas da Galàcia.




Efésios



Autor: Paulo

Data: Aproximadamente 60 d.C. durante o Período em que Paulo esteve preso em Roma.

Propósito: Fortalecer a fé Cristã dos crentes de Éfeso e explicar a natureza e o propósito da igreja, o corpo de Cristo.

Destinatário: A igreja de Éfeso e aos Cristãos em todo o mundo.

Panorama: Esta carta não foi escrita para enfrentar qualquer heresia ou problema nas igrejas. Foi enviada por Tíquico para fortalecer e encorajar as igrejas daquela região. Paulo havia passado três anos na igreja de Éfeso; portanto, era muito amigo de seus membros. Paulo encontrou-se com os anciãos da igreja em Éfeso, em Mileto, um encontro permeado de grande tristeza. É que Paulo acreditava estar visitando seus companheiros talvez pela última vez. Como não existem referencias especificas a pessoas ou problemas nessa igreja e pelo fato de as palavras “em Éfeso” na estarem presentes nos manuscritos mais antigos, é possível que Paulo tivesse a intenção de enviar uma carta circular para ser lida em todas as igrejas daquela região.

Versículo-Chave: “Há um só corpo, um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos” (4.4-6).

Pessoas-Chave: Paulo e Tíquico.


Características Particulares: Várias imagens da igreja são apresentadas: corpo, templo, mistério, novo homem, noiva e soldado. Provavelmente a várias congregações da igreja Primitiva.

Filipenses



Autor: Paulo

Data: Aproximadamente no ano 61 d.C. durante o Período em que Paulo esteve preso em Roma.

Propósito: Agradecer aos Filipenses pela oferta que lhe haviam enviado e fortalecer sua fé mostrando que a verdadeira alegria só pode vir de Jesus Cristo.

Destinatário: Aos Cristãos de Filipos e de todo o mundo.

Panorama: Paulo e seus companheiros fundaram a igreja de Filipos em sua segunda viagem missionária, e essa foi a primeira igreja a ser estabelecida no continente europeu. Os fiéis da igreja filipense haviam enviado a Paulo uma oferta que deveria ser entregue por Epafrodito. Nessa ocasião, Paulo estava encarcerado em uma prisão romana e escreveu esta carta com a finalidade de expressar sua gratidão pela oferta e encorajá-los na fé..

Versículo-Chave: “Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos” (4.4).

Pessoas-Chave: Paulo, Timóteo, Epafrodito, Evódia e Síntique.

Lugar-Chave: Filipos





Colossenses


Autor: Paulo

Data: Aproximadamente 60 d.C. durante o Período em que Paulo esteve preso em Roma.

Propósito: Combater os erros na igreja e mostrar que os crentes têm tudo o que precisam em Cristo.

Destinatário: A igreja em Colossos, uma cidade da Ásia Menor e aos Cristãos em todo o mundo.

Panorama: Paulo nunca tinha visitado Colossos. Evidentemente, a igreja havia sido fundada por Epafras e outros crentes que se converteram durante as viagens missionárias de Paulo. A igreja, porém, havia sofrido a infiltração de um relativismo religioso, com alguns crentes tentando combinar elementos do paganismo e da filosofia secular com a doutrina cristã. Paulo confronta estes falsos ensinos e afirma a suficiência de Cristo.

Versículo-Chave: “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade” (2.9,10).

Pessoas-Chave: Paulo, Timóteo, Tíquico, Onésimo, Aristarco, Marcos, Epafras.

Lugares-Chave: Colossos e Laodicéia.

Características Particulares: Cristo é apresentado como tendo absoluta supremacia e exclusiva suficiência. A carta aos Colossenses tem semelhanças com Efésios, provavelmente por ter sido escrita aproximadamente na mesma época, mas possui uma ênfase distinta.





I Tessalonicenses


Autor: Paulo

Data: Aproximadamente 51 d.C.

Propósito: Fortalecer a fé dos cristãos tessalonicenses e trasmitir-lhes a certeza da volta de Cristo.

Destinatário: A igreja em Tessalônica e aos Cristãos em todo o mundo.

Panorama: A igreja em Tessalônica era muito jovem, tendo sido estabelecida apenas dois ou três anos antes de esta carta ser escrita. Os cristãos tessalonicenses precisavam amadurecer sua fé. Também havia um mal-entendido com relação à segunda vinda de Cristo pois alguns pensavam que ele retornaria imediatamente, e deste modo ficaram confusos quando seus entes queridos morreram. Os cristãos dessa igreja esperavam que Cristo retornasse antes de eles morrerem. Além dessa confusão toda, eles também estavam sendo perseguidos.

Versículo-Chave: “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com Ele” (4.14).

Pessoas-Chave: Paulo, Timóteo e Silas.

Lugares-Chave: Tessalônica

Características Particulares: Paulo recebeu de Timóteo um relatório favorável sobre os tessalonicenses. Porém, escreveu esta carta para corrigir as concepções erradas dessa igreja sobre ressurreição e a segunda vinda de Cristo.







II Tessalonicenses


Autor: Paulo

Data: Aproximadamente 51 ou 52 d.C. alguns meses depois de I Tessalonicenses.

Propósito: Esclarecer a confusão de alguns crentes de Tessalônica a respeito da segunda vinda de Cristo.

Destinatário: A igreja em Tessalônica e aos Cristãos em todo o mundo.

Panorama: Muitos na igreja estavam confusos sobre quando ocorreria a volta de Cristo. Devido ao aumento da perseguição, estes crentes pensavam que o Dia de Senhor devia ser iminente, e interpretaram a primeira carta de Paulo como uma afirmação de que a segunda vinda de Cristo aconteceria a qualquer momento. Levando em conta este engano, muitos persistiram em permanecer ociosos, vivendo desordenadamente, alegando estarem à espera da volta de Cristo.

Versículo-Chave: “Ora, o Senhor encaminhe o vosso coração na caridade de Deus e na paciência de Cristo” (3.5).

Pessoas-Chave: Paulo, Silas e Timóteo.

Lugares-Chave: Tessalônica.

Características Particulares: Esta é uma carta que sucede I Tessalonicenses. Nela, Paulo indica Vários acontecimentos que devem preceder a segunda vinda de Cristo.



I Timóteo


Autor: Paulo

Data: Aproximadamente 64 d.C

Propósito: Proporcionar encorajamento e instrução a Timóteo um jovem líder.

Destinatário: Timóteo e os cristãos de todo o mundo.

Panorama: Timóteo era um dos companheiros mais íntimos de Paulo. Paulo enviou Timóteo à igreja em Éfeso para deter o falso ensino que ali havia surgido. Timóteo provavelmente serviu por um tempo como líder na igreja de Éfeso. Paulo esperava visitá-lo, mas enquanto isso, escreveu esta carta para dar a Timóteo instruções práticas sobre ministério.

Versículo-Chave: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza” (4.12).

Pessoas-Chave: Paulo e Timóteo

Lugares-Chave: Éfeso

Características Particulares: A primeira carta de Paulo a Timóteo é tanto um documento pessoal como um manual de administração e disciplina da igreja.

II Timóteo


Autor: Paulo

Data: Aproximadamente 66 ou 67 d.C. durante o Período em que Paulo esteve preso em Roma.

Propósito: Dar instruções finais e encorajamento a Timóteo, pastor da Igreja em Èfeso.

Destinatário: Timóteo e os cristãos de todo o mundo.

Panorama: Paulo esteve praticamente só na prisão, apenas Lucas estava com ele. Paulo escreveu esta carta com a finalidade de “passar o bastão” para a nova geração de lideres da igreja. O apostolo também pediu a visita de seus amigos e seus rolos de papel, especialmente os pergaminhos, possivelmente partes do Antigo Testamento, os Evangelhos e outros manuscritos bíblicos.

Versículo-Chave: “Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2.15).

Pessoas-Chave: Paulo, Timóteo, Lucas, Marcos e outros.

Lugares-Chave: Roma e Éfeso

Características Particulares: Por esta ser a última carta de Paulo, o apostolo revela os sentimentos de seu coração e suas prioridades, a sã doutrina, a fé absoluta, a confiante perseverança e o amor duradouro.


Tito


Autor: Paulo

Data: Aproximadamente 64 d.C.

Propósito: Dar conselhos a Tito a respeito de sua responsabilidade de supervisionar as igrejas na ilha de Creta.

Destinatário: Tito, um grego, provavelmente convertido a Cristo através do ministério de Paulo, tornou-se o representante oficial do apostolo na ilha de Creta, e Todos os crentes em todos os lugares.

Panorama: Paulo enviou a Tito para organizar e supervisionar as igrejas em Creta, nesta carta o apostolo diz a Tito como fazer este trabalho.

Versículo-Chave: “Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros como já te mandei” (1.5).

Pessoas-Chave: Paulo e Tito

Lugares-Chave: Creta e Nicópolis

Características Particulares: Com suas instruções aos líderes da igreja, a carta a Tito é bem parecida com I Timóteo.

Filemom


Autor: Paulo

Data: Aproximadamente 60 d.C. durante o Período em que Paulo esteve preso em Roma.

Propósito: Convencer Filemom a perdoar Onésimo, seu escravo fugitivo, e aceita-lo como irmão na fé.

Destinatário: Filemom, o qual era provavelmente um membro rico da igreja de Colossos, e a todos os crentes.

Panorama: A escravidão era muito comum no Império Romano e, evidentemente, alguns cristãos tinham escravos. Paulo não condena a instituição da escravidão em seus escritos, porém faz uma declaração radical ao chamar este escravo de irmão de Filemom em Cristo.

Versículo-Chave: “Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o retivesses para sempre, Não já como servo, antes, mais do que servo como irmão amado, particularmente de mim, e quanto mais de ti, assim na carne como no SENHOR?.” (1.15,16).

Pessoas-Chave: Paulo, Filemom e Onésimo.

Lugares-Chave: Colossos e Roma.

Características Particulares: Esta é uma carta particular e pessoal para um amigo.

Hebreus


Autor: Pelo fato do nome do autor não ser mencionado no texto bíblico, Paulo, Lucas, barnabé, Apolo, Silas, Filipe, Priscila, e outros tem sido sugeridos. Qualquer que seja o autor refere-se a Timóteo como um irmão.

Data: Provavelmente antes da destruição do Templo de Jerusalém em 70 d.C., porque os sacrifícios e as cerimônias religiosas são mencionados no livro, mas não é feita nenhuma menção da destruição do Templo.

Propósito: Apresentar a suficiência e superioridade de Cristo.

Destinatário: Aos cristãos hebreus, talvez cristãos da segunda geração, que podem ter pensado em retornar ao judaísmo, talvez por uma imaturidade originada de uma falta de entendimento das verdades bíblicas; e a todos os crentes em Cristo.

Panorama: Estes cristãos judeus estavam provavelmente sofrendo uma violenta perseguição social e física, tanto de judeus como de romanos. Cristo não havia retornado para estabelecer seu reino, e as pessoas precisavam ser asseguradas de que o cristianismo era verdadeiro e de que Jesus era realmente o Messias.

Versículo-Chave: “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas” (1.3).

Pessoas-Chave: Homens e mulheres de fé do Antigo Testamento.

Lugares-Chave: Colossos e Roma.

Características Particulares: Embora o livro de Hebreus seja chamado de carta, tem a forma e o conteúdo de um sermão.

Tiago


Autor: Tiago, irmão de Jesus, um líder da igreja de Jerusalém.

Data: Provavelmente em 49 d.C. antes do Concilio de Jerusalém, ocorrido em 50 d.C.

Propósito: Expor as praticas hipócritas e ensinar o correto comportamento cristão.

Destinatário: Os cristãos judeus do primeiro século que residiam em comunidade de gentios fora da palestina, e todos os cristãos em todos os lugares.

Panorama: Esta carta expressa a preocupação de Tiago pelos Cristãos perseguidos que haviam sido membros da igreja de Jerusalém.

Versículo-Chave: “Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” (2.18).

Pessoas-Chave: A igreja

Lugares-Chave: Jerusalém

Características Particulares: Tiago trata sobre a fé viva da igreja que não pode se extinguir.


I Pedro



Autor: Pedro

Data: Aproximadamente 62 – 64 d.C. possivelmente escrita em Roma.

Propósito: Oferecer encorajamento aos cristãos que sofriam.

Destinatário: Os cristãos judeus expulsos de Jerusalém e espalhados ao longo da Ásia Menor, e todos os Crentes de todos os lugares.

Panorama: Pedro provavelmente estava em Roma quando a grande perseguição sob o comando do imperador Nero teve inicio. Ao longo do Império Romano, os cristãos estavam sendo torturados e mortos por causa de sua fé, e a igreja de Jerusalém estava sendo dispersa.

Versículo-Chave: “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo” (1.7).

Pessoas-Chave: Pedro Silas e Marcos.

Lugares-Chave: Jerusalém, Roma e as regiões de Ponto, Galàcia, Capadócia, Ásia Menor e Bitinia.

Características Particulares: Pedro usou várias imagens que lhe eram muito especiais, porque Jesus as usou quando revelou certas verdades a Pedro. Jesus encorajou Pedro a cuidar de seu rebanho. Deste modo não é de se estranhar ver Pedro usando palavras como Pedras Vivas, Pastores e Rebanhos, para descrever a igreja.

II Pedro




Autor: Pedro

Data: Aproximadamente 67 d.C. possivelmente escrita em Roma.

Propósito: Oferecer encorajamento aos cristãos que sofriam.

Destinatário: A igreja como um todo e todos os Crentes de todos os lugares.

Panorama: Pedro sabia que seu tempo na terra era limitado. Por esta razão escreveu sobre o que estava em seu coração, advertindo os crentes sobre o que aconteceria após sua partida, especialmente sobre a presença dos falsos mestres. Lembrou seus leitores da verdade imutável do Evangelho.

Versículo-Chave: “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude” (1.3).

Pessoas-Chave: Pedro e Paulo.

Características Particulares: A data e o destino são incertos, e a autoria chegou a ser questionada. Por esta razão, II Pedro foi o último escrito admitido no Cânone do Novo Testamento. Há também semelhanças de II Pedro e Judas.

I João


Autor: Apóstolo João

Data: Provavelmente entre os anos 85 e 90 d.C. De Éfeso

Propósito: reafirmar a confiança dos Cristãos em sua fé e refutar os falsos ensinos.

Destinatário: A carta não contém título e não foi escrita para nenhuma igreja em particular. Foi enviada como uma carta pastoral para várias congregações de gentios. Foi também escrito para todos os crentes, de todos o lugares em todos os tempos.

Panorama: A heresia era um precursor do gnosticismo do séc. II, que ensinava que a matéria era essencialmente ruim e o espírito era essencialmente bom. Segundo eles o verdadeiro deus nunca poderia habitar um corpo material de carne e sangue. João escreveu vigorosamente contra esse erro e outros ensinamento da época.

Versículo-Chave: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados”.(5.3).

Pessoas-Chave: João e Jesus

Lugares-Chave: Éfeso

Características Particulares: João é o apostolo do amor, e o amor é mencionado ao longo desta carta.João usa declarações breves e palavras simples, e faz contrastes acentuados, luz e trevas, verdade e erro, Deus e Satanás, vida e morte, amor e ódio.

II João


Autor: Apóstolo João

Data: Provavelmente entre os anos 85 e 90 d.C. De Éfeso.

Propósito: Enfatizar os aspectos básicos de seguir a Cristo, verdade e amor, e advertir contra os falsos ensinadores.

Destinatário: A “senhora eleita” e seus filhos, ou possivelmente a uma igreja local, e a todos os crentes de todos os lugares.

Panorama: Evidentemente esta mulher e seus filhos estavam envolvidos em uma das igrejas que João estava supervisionando, tinham desenvolvido uma forte amizade com João. O apostolo os estavam advertindo contra os falsos ensinadores que estavam prevalecendo em algumas igrejas.

Versículo-Chave: “E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele”.(1.6).

Pessoas-Chave: João a Senhora Eleita e seus filhos.

Lugares-Chave: Éfeso

Características Particulares: João apresenta tanto a divindade como a humanidade de Cristo. Qualquer pessoa que negue a verdade fundamental relacionada á Pessoa divino-humano de Cristo não tem a Deus. João estimula a Senhora Eleita a continuar mostrando hospitalidade, mas também adverte previne contra o abuso da comunhão cristã.

III João


Autor: Apóstolo João

Data: Provavelmente entre os anos 85 e 90 d.C. De Éfeso.

Propósito: Elogiar Gaio por sua hospitalidade e encoraja-lo em sua vida Cristã.

Destinatário: Gaio, um cristão proeminente em uma das igrejas conhecidas por João, e a todos os cristãos.

Panorama: Os líderes da igreja viajavam de cidade em cidade ajudando a estabelecer novas congregações. Dependiam da hospitalidade dos companheiros crentes. Gaio foi quem recebeu esses lideres em sua casa.

Versículo-Chave: “Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos”.(1.5).

Pessoas-Chave: João, Gaio, Diótrefes e Demétrio.

Lugares-Chave: Éfeso

Características Particulares: Esta epistola não se refere diretamente ao Espírito Santo, mas seu ministério é aparente por toda a mensagem, especialmente ao permitir que os crentes caminhem na verdade e autorizando aos missionários itinerantes em seus ministérios. O fruto do Espírito é evidente na vida de Gaio e Demetrio.


Judas


Autor: Judas irmão de Jesus e Tiago.

Data: Aproximadamente no ano 65 d.C.

Propósito: Lembrar a igreja à necessidade de uma constante vigilância manter-se firme na fé e opor-se às heresias.

Destinatário: Os judeus Cristãos e os crentes em todo o mundo.

Panorama: A partir do primeiro século a igreja foi ameaçada pelas heresias e pelos falsos ensinos. Portanto devemos nos manter sempre em guarda.

Versículo-Chave: “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos”.(1.3).

Pessoas-Chave: Judas, Tiago e Jesus.

Lugares-Chave: Jerusalém

Características Particulares: Judas mostra urgência em seu propósito de advertir uma comunidade desconhecida de cristãos contra os falsos mestres. O Espírito Santo faz com que a doutrina bíblica tome vida, de modo que a comunidade cristã seja edificada em sua fé santíssima, isto é na doutrina apostólica.

Apocalipse


Autor: Apóstolo João

Data: Provavelmente entre os anos 95 d.C. em Patmos.

Propósito: Revelar a completa identidade de Cristo e transmitir esperança e conselhos aos crentes.

Destinatário: As sete igrejas da Ásia e a tosos os crentes em todas as partes.

Panorama: A maioria dos estudiosos acredita que as sete igrejas da Ásia, a quem João escreve esta obra, estavam sofrendo a perseguição realizada sob o imperador Domiciano e parece que as autoridades romanas haviam exilado o apostolo João na ilha de Patmos. João que havia sido uma testemunha ocular da encarnação de Cristo, teve uma visão de Cristo glorificado. Deus também lhe revelou o que iria acontecer no futuro, o juízo e o supremo triunfo do Senhor sobre o Mal.

Versículo-Chave: “Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos”.(1.5).

Pessoas-Chave: João e Jesus.

Lugares-Chave: Patmos, as sete igrejas e a nova Jerusalém.

Características Particulares: O livro do Apocalipse foi escrito sob a forma “apocalíptica”, um tipo de literatura judaica que usa imagens simbólicas para transmitir esperança àqueles que estavam em meio à perseguição.

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